Imposto de Renda 2023: Como Declarar Empréstimos?
O Imposto de Renda é uma obrigação anual que pode gerar muitas dúvidas. Uma das questões mais comuns é sobre como declarar empréstimos no Imposto de Renda.
Afinal, todos os empréstimos precisam ser declarados? Como preencher a declaração? E como declarar um empréstimo familiar?
Neste artigo, vamos responder a essas perguntas e ajudá-lo a declarar seus empréstimos com segurança no Imposto de Renda 2023.
Como declarar empréstimos: todos os empréstimos precisam ser declarados no IR 2023?
Segundo a Receita Federal, apenas empréstimos com valores acima de R$ 5 mil precisam ser informados. Porém, é importante o declarante ter ciência que todos os tipos de empréstimo se enquadram nessa categoria, claro, que ultrapassem o valor citado.
Tipos de empréstimos:
● Empréstimos concedidos: quando o contribuinte empresta um recurso em dinheiro para outra pessoa física;
● Empréstimos obtidos: quando o contribuinte toma dinheiro emprestado com outra pessoa ou instituição financeira, incluindo cartão de crédito e cheque especial.
Como preencher a declaração?
Segue um passo a passo para você declarar empréstimos na sua declaração de Imposto de Renda:
● Primeiro, caso nunca tenha feito uma declaração de IR, você deve baixar o programa IRPF e instalá-lo no seu computador;
● Quando o programa estiver instalado, você deve escolher entre as opções: gerar nova declaração, importar os dados do último Imposto de Renda e importar a declaração pré-preenchida;
● Depois, basta preencher as informações solicitadas, como dados pessoais, dependentes e renda.
Feito isso, vamos agora para a parte de empréstimo:
● Abra e preencha a ficha de Dívidas e Ônus Reais;
● Informe o valor do empréstimo como dívida;
● Informe a situação do empréstimo;
● Informe o valor pago ao longo do ano passado;
● Salve e verifique se todas as informações estão corretas antes de enviar a declaração.
Lembre-se de guardar todos os documentos que comprovem o empréstimo, como contratos e comprovantes de pagamento, por pelo menos cinco anos após a entrega da declaração. Qualquer dúvida ou dificuldade, você pode consultar o site da Receita Federal ou buscar ajuda de um contador.
Como declarar um empréstimo familiar?
Caso você tenha feito um empréstimo de um parente ou amigo, é necessário também registrar essas informações na declaração do Imposto de Renda 2023. Aliás, é necessário que a pessoa que concedeu o empréstimo também faça a declaração da operação, informando o valor, nome e CPF da pessoa que recebeu o dinheiro (mutuário), assim como as datas e valores recebidos.
Segue o passo a passo:
Para empréstimos concedidos:
● Abra e preencha a ficha de Bens e Direitos;
● Informe os dados no "Grupo 05 – Créditos";
● Na opção "01 – Empréstimos Concedidos", discrimine o valor do crédito, o prazo e as condições estipuladas, além do nome e do número de inscrição no CPF ou no CNPJ do devedor.
Para informar o empréstimo recebido:
● Abra e preencha a ficha de Dívidas e Ônus Reais;
● Informe o valor do empréstimo na ficha;
● Informe o nome e CPF da pessoa que emprestou o dinheiro;
● Informe as datas e valores pagos para a quitação do débito, mesmo que o empréstimo já tenha sido integralmente pago em 2021;
● Salve e verifique se todas as informações estão corretas antes de enviar a declaração.
Nesta etapa, é importante salientar que o valor recebido do empréstimo deve ser devidamente comprovado por meio de documentos e registrado corretamente nas declarações correspondentes. Além disso, é fundamental que o valor recebido esteja de acordo com os rendimentos e disponibilidades financeiras declarados nas respectivas datas de recebimento e entrega.
No caso de empréstimos entre pessoas físicas, não é possível deduzir os juros pagos na declaração do Imposto de Renda. Isso ocorre porque não há um registro formal de que os juros foram efetivamente pagos. Por isso, é importante que você mantenha um controle detalhado dos empréstimos recebidos e dos juros pagos.
Documentos necessários para declarar o Imposto de Renda 2023
Os documentos necessários para declarar o imposto de renda variam de contribuinte para contribuinte, dependendo das informações que cada contribuinte precisa informar.
Veja a seguir os principais documentos:
● Documentos pessoais (do contribuinte e dependentes), como identidade, CPF e certidões de grau de parentesco, como de casamento ou nascimento;
● Cópia da última declaração do IRPF;
● Dados da conta bancária em que pretende receber a restituição ou débitos das cotas de imposto apurado, se houver (este ano também é possível receber a restituição por Pix);
● Documentos comprobatórios da atividade profissional exercida pelo contribuinte.
Quais documentos devo guardar após a declaração do Imposto de Renda?
A guarda dos documentos utilizados no preenchimento da declaração de Imposto de Renda é uma prática importante para os contribuintes. Mesmo depois de protocolada a declaração, ela deve ser guardada por, no mínimo, cinco anos.
Dessa forma, caso a Receita Federal solicite esclarecimentos, o contribuinte terá como comprovar as informações declaradas.
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