Image
O que é Margem Consignável? Saiba Para Que Serve, Como Funciona e Como Consultar a Margem Consignável.

O que é Margem Consignável? Saiba Para Que Serve, Como Funciona e Como Consultar a Margem Consignável.

Você sabe o que é Margem Consignável? Sabe para que serve a Margem Consignável? Como funciona a Margem Consignável? Como Consultar a Margem Consignável? Essas e outras perguntas sobre a Margem Consignável serão respondidas no nosso blog de hoje.

Veja a seguir os tópicos que abordaremos sobre Margem Consignável, confira:

1. O que é Margem Consignável? 
2. Como essa margem de limite é calculada?
3. Para que serve a Margem Consignável?
4. Como funciona a Margem Consignável?
5. Como consultar a Margem Consignável?

Pronto? Então vamos entender por completo o que é Margem Consignável.

1. O que é Margem Consignável?

Conseguir um empréstimo é a solução para problemas financeiros que não podem esperar. No entanto, no caso do empréstimo consignado, há um limite de valor solicitado: a margem consignável.

Regulada pela Lei nº 10.820/2003, a margem consignável é o limite para ter esse tipo de desconto no benefício ou contracheque/salário do consumidor, sendo também uma espécie de garantia para o credor.

Dessa maneira, a margem consignável é definida de acordo com a análise de crédito realizada com base nos dados do consumidor. Assim, quanto maior o valor da margem consignável, maior a confiança do banco de que o consumidor vai honrar o compromisso de pagamento das parcelas do financiamento.

Portanto, é necessário que o valor a ser financiado esteja dentro dos limites estabelecidos pelo banco, que é chamado de limite da margem consignável.

2. Mas como essa margem de limite é calculada?

Bom, o limite da margem consignável é calculado a partir da renda familiar do cliente e dos compromissos financeiros que ele já tem contratados. Dessa maneira, nessa modalidade de financiamento, o banco tem a garantia de que o valor a ser financiado será descontado diretamente da conta do cliente.

3. Para que serve a Margem Consignável?

A margem consignável serve para evitar que uma grande parte da renda mensal do cliente seja usada apenas para pagar o empréstimo, ou seja, ela funciona como uma segurança para o orçamento dele, evitando, assim, o superendividamento do consumidor, estabelecendo limites para descontos mensais utilizados nas parcelas do consignado.

4. Como funciona a Margem Consignável?

A margem consignável funciona da seguinte forma:

● Se você solicitar um empréstimo de salário, o valor de sua renda é levado em consideração para calcular o depósito de segurança pelo valor líquido;

● Para cada valor de salário ou benefício, é definido um valor de margem possível para o empréstimo;

● 30% do salário líquido que você recebe mensalmente pode ser usado para pagar o empréstimo salarial.

Assim, o consumidor pode usar parte do dinheiro que ele tem depositado em contas bancárias para financiar qualquer tipo de compra, como veículos, imóveis, eletrodomésticos ou até quitar dívidas.

5. Como consultar a Margem Consignável?

A margem consignável pode ser consultada por meio do extrato de empréstimo consignado do consumidor, também conhecido como Hiscon (Histórico de Crédito Consignado). Esse demonstrativo detalha todo o histórico do crédito consignado em andamento ou concluído.

Para acessar esse documento, basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS com seu CPF cadastrado e senha.

Quer fazer um empréstimo consignado?

Se você já calculou sua margem consignável ou conferiu no seu extrato que pode solicitar um empréstimo consignado, solicite seu crédito aqui na Realpadrão.

Empréstimo consignado totalmente online e seguro, dinheiro na conta para fazer o que quiser.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Fale pelo WhatsApp